Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SOBRE A IDENTIDADE


Dizem por aí que a identidade se constrói, que nascemos da carne e do sangue sem identidade e que a construímos ou deixamos que a construam. Possuímos informações genéticas que, combinadas com o meio em que crescemos e com as oportunidades, formarão nossa personalidade e, consequentemente, nossa identidade.

Pensando que isso é algo que está muito na moda, falar sobre a construção da identidade, da perda da identidade, da identidade da pós-modernidade, da falta de identidade e assim por diante, o que me chamou a atenção nessa meditação foi descobrir ou atestar que, na realidade, não se constrói, não se rouba ou não se perde a identidade, se alguém é nascido de novo, ou seja, se alguém é convicto de que pela fé foi feito filho de Deus.

Quando optamos por crer no sacrifício de Cristo e nos tornamos Filhos de Deus, gerados pelo Espírito, adquirimos nossa verdadeira identidade, isto é, passamos a possuir a identidade de Cristo e essa, ninguém pode nos roubar, porque quem a constrói é o Pai da Eternidade!

Como, hoje, estou completando mais um ano de vida, sendo que, em Cristo, já vivi mais tempo do que sem Ele, então, aproveito a oportunidade para dizer com convicção: sei quem eu sou e aquilo que mais interessa para mim é o que o Pai pensa a meu respeito, é o que o Filho diz sobre mim e o tanto que Espírito Santo me consola!

Um comentário:

  1. Concordo, mas é muito bom quando mais alguém, além de Deus, demonstra que gosta do jeito que somos, que nos aprova. Acho que no seu caso, especialmente no seu aniversário, pelo que te conheço, esse é um dia de reflexão, você pode se considerar uma pessoa que tem seguidores, sejam eles familiares e/ou amigos. Esse sentimento também é gostoso, não é? Mesmo que não precisemos dele para nos sentirmos aceitos.

    ResponderExcluir