Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

sábado, 30 de abril de 2011

Mais uma vez, sobre a identidade


Mais uma vez, sobre a identidade

É óbvio, esse assunto é impossível de ser fechado.

Seria muita hipocrisia e muita arrogância de minha parte dizer que já conheço tudo sobre o assunto, que sou a aferidora das medidas – Never...

       Entretanto, sendo identificada com Cristo em sua morte, para nosso Deus e Pai, para Ele, sim, está fechado. Ele sabe quem eu sou e quer usar minha personalidade, construída na carne, para transformar, pelo Espírito, usando como talento, a mim mesma e quem Ele quiser.

      O que me chateia, na instituição eclesiástica, é o fato de quererem imprimir em mim aquilo que (a elite espiritual) chamam de caráter de Cristo. Sendo sincera, acho que nem eles mesmos sabem o que isso significa.

Muito convenientemente para eles, o que não significa que seja conveniente para Deus, nos carimbam como rebeldes, hereges, estranhos à doutrina e daí por diante. A mesma coisa que os escribas e que os fariseus fizeram com Jesus, lógico, guardadas as “devidíssimas” proporções. Assim surgem os vaticanos da vida. Quando usamos nossa razão (dom de Deus) para criticar, somos estigmatizados. Não seria esse, um pecado contra o Espírito Santo, pois é Ele que nos faz pensar e criticar?! Muito forte isso, não?

         Há grande falta, hoje, de senso crítico. Como dizia Sócrates – a massa é promíscua. Não interessa, para líderes e governantes, pessoas que pensem, isto é, pessoas espirituais. A palavra espiritual perdeu o sentido, passou a significar, saia comprida, cabelos compridos, véu, não fazer isso, não fazer aquilo, usos e costumes. Sendo que, todas as coisas me são lícitas (todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma -1 Coríntios 6:12), embora não convenham. Somos livres. Jesus nos libertou! Ele nos deu um fardo leve e um jugo suave. É o Espírito Santo que nos leva a fazer o que é correto, nunca, jamais a lei! Jesus nos deixou o Conselheiro. Somos imersos no Espírito de Deus para a transformação do caráter.
       Não será um regimento humano que mudará minha vida, portanto, não perderei minha identidade. O Pai me ama como eu sou!

            Para cada igreja, Paulo escreveu algo diferente, respeitando sua identidade. Acho que, se Paulo estivesse vivo, hoje, ficaria muito triste ao ver que os homens estão lhe seguindo e não seguindo a Cristo. Às vezes, somos mais paulinos do que cristãos. Ele mesmo exortou a que não podemos ser de Paulo e nem de Apolo?! Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? 1 Coríntios 3:4.

            Hoje, existem os calvinistas, os arminianistas, os luteranos, os gnósticos, os marcionitas, os pentecostais, os neo-pentecostais, os católicos, os kardecistas e assim por diante. Será que foi “por água a baixo” a oração de Jesus para que fôssemos um? Tenho certeza de que não. Existe um remanescente!
            Paulo imitava a Cristo e nós devemos seguir seu conselho também, sendo imitadores de Cristo. 1 Coríntios 11:1
          Daí surgiu a questão do véu. Os doutores da graça quiseram impor regras para o homem, regras para a mulher, regras para tudo, usando as palavras de Paulo. Sendo que, ele escrevia para certa comunidade, cujos valores estavam invertidos. Lá, as mulheres eram pitonisas do oráculo de Delphos. As mulheres eram procuradas para que falassem o oráculo.
           Então, hoje, tiraram o véu do homem e o deixaram na mulher. Seguem os conselhos de Paulo à risca, totalmente fora de qualquer contexto. Colocam, até, gravatas nos índios! Cantam hinos importados! Maomé e a burca!
O contexto é Cristo e o Reino?
E se Jesus orava, usando véu? O cabelo de Jesus era comprido? Será que ele usava meias? Desculpe...

           Deus nos fez seres pensantes, espirituais no grego, pois o pensamento é vento, é abstrato, vai de um lado para outro, não sabemos de onde vêm e nem para onde vão. O Espírito Santo transforma nossos pensamentos para que fiquem parecidos com os dEle. Dessa maneira produz a “metánoia”, usando nossa “noitikós” – transformando conceitos errados, usando nossa capacidade intelectual pensante, mais apropriadamente, nossa inteligência. Paulo, em Romanos 12: 1 a 3 nos roga, clama para que façamos isso - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

            Bem-aventurados os pobres de espírito, pois , deles, é o Reino dos Céus. Mateus 5:3 – Que verdade! Os pobres de espírito não complicam, simplificam. Entram e não impedem ninguém de entrar no Reino. Eles, sim, possuem identidade...

Um comentário:

  1. Fico imaginado quando for possível oferecer cursos para adolescentes e jovens que os instruam sobre essas questões....vc se vê ministrando esses valores?

    ResponderExcluir