Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

domingo, 17 de abril de 2011

O JUGO E O FARDO DE CRISTO


Muitas vezes temos dificuldade para compreendermos um texto porque não conhecemos o verdadeiro sentido das palavras no contexto em que foi escrito ou falado.
Jesus conversava com o povo, usando a linguagem apropriada, a fim de que compreendessem. Ele, também, contava histórias ou parábolas (narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia) para, depois, as usar de maneira prática. Claro! Ele era e é mestre, isto é, ele nos ensina. Da mesma forma que o Espírito Santo que habita em nós é, agora, nosso conselheiro.
As palavras Jesus e Cristo, também, possuem significado, pois as pessoas nos tempos bíblicos, também, eram nomeadas e conhecidas pelo que significavam. Jesus é Salvador e Cristo, Ungido, portanto, é nosso Salvador Ungido. Salvador, sabemos bem o que é. Mas o que será que significa ungido?
Antigamente, os reis e os sacerdotes eram ungidos para que exercessem suas funções. Até hoje, em países, cuja forma de governo é a monarquia, os reis são ungidos pelos sacerdotes num dia de celebração. Também, os sacerdotes, quando são ordenados, isto é, quando passam a fazer parte de alguma ordem eclesiástica, são ungidos a função.
        Jesus é Rei ou Sacerdote? Ele é rei, pois lhe foi dado todo o poder nos céus e na terra; e é sacerdote, pois é o único mediador entre Deus e os homens. Resumindo muito, a função do sumo-sacerdote, no Velho Testamento, era mediar o povo diante de Deus, para que pelo sacrifício de sangue (um cordeiro imolado), seus pecados fossem perdoados. O sacerdote entrava uma vez por ano no Santo dos Santos (lugar da presença de Deus no Templo) pedindo perdão pelos seus erros e pelos erros do povo de Israel.
            Jesus é o Cordeiro que foi imolado na cruz pelo sumo-sacerdote da época, Caifás. Por ter sua carne rasgada pelos pecados da humanidade, Jesus nos deu o direito, pela fé nisso, de entrarmos na presença de Deus quando quisermos, pois seu sangue nos propiciou a salvação.
            Os reis possuem servos, portanto, se eu creio no Filho de Deus como propiciação pelos meus pecados, eu aceito seu senhorio sobre a minha vida: ele é meu Senhor Jesus Cristo. Agora, sim, eu sei o que Jesus é e isso é muito sério! Sou serva do salvador rei e sacerdote.
            Assim, quem pode dizer com convicção e de verdade: Nosso Senhor Jesus Cristo?

            Jesus, o Cristo, segundo a narrativa de Mateus em seu evangelho (boas novas do Reino) no capítulo 11 versos 27, 28, 29 e 30,

"Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."

De acordo com os dicionários -
Michaellis
jugo
sm (lat jugu) 1 Barra ou armação de madeira, pela qual dois animais de tiro, especialmente bois, são unidos pelo pescoço ou cabeça, para o trabalho; canga. 2 Junta de bois. 3 Antig Dispositivo curvo colocado ao pescoço dos vencidos. 4 Símbolo de submissão, que consistia numa lança posta horizontalmente sobre duas outras cravadas no solo e sob a qual os antigos romanos faziam passar os seus inimigos vencidos. 5 Agente opressivo que reduz à sujeição, submissão ou servidão. 6 Sujeição, opressão. 7 Dominação. 8 Domínio moral.
fardo
sm (ital fardo) 1 Carga, peso, volume. 2 Embrulho, pacote. 3 Volume mais ou menos pesado, preparado para transportar. 4 Aquilo que custa a sofrer. 5 O que exige cuidados e responsabilidades.
 Houaiss
 Jugo:
1 peça de madeira assentada sobre a cabeça dos bois para atrelá-los a uma carroça ou arado; canga 2 Derivação: por extensão de sentido. parelha de bois 3 Derivação: sentido figurado. sujeição imposta pela força ou autoridade; opressão 4 Derivação: sentido figurado. vínculo de submissão e obediência resultante de determinado tipo de convenção ou obrigação.
Fardo
1 objeto ou conjunto de objetos mais ou menos volumosos e pesados que se destinam ao transporte; carga 2 qualquer tipo de embrulho, pacote ou volume 3 Derivação: sentido figurado: aquilo que é difícil ou duro de suportar 4 Derivação: sentido figurado:aquilo que impõe sérias responsabilidades.

            Entretanto, como vivemos no século 21, pouquíssimas pessoas já viram um jugo ou um fardo.
               No tempo de Jesus, quando alguém possuía um boi novo que necessitava de treinamento para arar a terra, o dono do boi escolhia outro boi bem experimentado e colocava o jugo ou a parelha em ambos e, dessa forma o boi novo aprendia a arar. E, quem carregava os fardos eram os servos, ou seja, os escravos.
            Jesus estava dizendo – eu sou a pessoa que vai lhes ensinar os princípios do Reino. Deixem que eu coloque em vocês meus conceitos e lhes ensine a maneira de se comportarem nas obras que forem realizar.
            Esqueçam tudo o que vocês aprenderam até agora e creiam no que estou lhes ensinando. Eu facilito tudo para vocês!Esqueçam os fariseus com suas ordens. Joguem fora os princípios humanos e aprendam comigo!Eu sou Rei e Sacerdote de outro Reino! Saiam desse reino e venham para o meu Reino!Nele, vocês, também, serão reis e sacerdotes.
            Uma vez que aceitemos o jugo de Jesus, experimentaremos a liberdade, porque se o Filho nos libertar, verdadeiramente, seremos livres. O jugo é suave e o fardo é leve, encontraremos descanso para nossas almas.
            Não permitamos que ninguém mais coloque jugo ou fardo algum em nós. Nem religiões, nem filosofias, nem regras humanas. 
           Os evangelhos, as cartas dos apóstolos Paulo, Pedro, Tiago e João estão repletos de conselhos nos alertando, para não nos deixarmos manipular pelos homens que buscam poder e riquezas, que se colocam como donos da verdade e que querem nos dominar pelo medo, usando versículos bíblicos fora de contextos para nos acusar de rebeldes ou de fracos.
            Nesse século maluco em que vivemos, ouvimos tantos absurdos a respeito do evangelho que não podemos deixar de ler a Bíblia e de orarmos buscando inteligência, capacidade intelectual pensante que vem do Espírito, para que não erremos.
            Não podemos permitir que homem algum, vestido de líder, de papa, de pastor, de discipulador ou de apóstolo decida o que é melhor para nós, interferindo em nossas escolhas, “profetizando” em nome de Deus, querendo tomar o lugar de Jesus Cristo em nossas vidas; tornando a colocar um jugo ou um fardo que nenhum deles carrega, mas que nos obriga a carregar.
            Jesus já rasgou o véu, rasgando sua carne para que, destemidamente, entremos na presença do Pai sem intermediários. Ele já nos fez reis e sacerdotes, pois colocou seu jugo em nós quando fomos até Ele e, já, nos presenteou com o seu fardo: a graça.


Tudo se resume nisto: sermos servos de Cristo, parelhas dEle.

Um comentário:

  1. Eu quero muito que Jeus me ensine os princípios do Reino, quero deixar que ele coloque em mim os conceitos dEle, que me ensine a maneira de me comportar nas obras que realizar! Não é fácil, sinto a minha carne me atrapalhar todo o tempo! Mas tenho uma amigas como vc que me inspiram, ajudam e encorajam. Amam a mim e, por isso, dizem a verdade sempre, ora exortando, ora aprovando. Isso sim é amizade verdadeira. Contribuem para que eu "dignifique" o meu nome = Cristina = ungida do Senhor, e a condição de ser parelha dEle. beijos.

    ResponderExcluir