Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quinta-feira, 14 de abril de 2011

DE GLÓRIA EM GLÓRIA


Isaías 55: 8-13

Os caminhos de Deus são muito mais altos do que os nossos e os Seus pensamentos, também, muito mais altos do que os nossos.
Muitas vezes, passamos por tribulações e por provas como resposta as nossas orações e só percebemos um tempo depois. Como somos pequenos, ínfimos diante da Glória de Deus, achamos que Ele se afastou de nós (e é bem isso que nosso adversário quer que pensemos!).
Nossa estultícia nos cega, porque é bem nessa hora que a Glória do Pai brilha muito mais intensamente. Ele ama ouvir nossa voz pedindo e clamando para que fiquemos mais parecidos com Ele, ou seja, HUMILDES e QUEBRANTADOS – o amor incondicional é assim, Ele nos vê prontos e perfeitos, penetra nossa alma e espírito e nos enxerga, perfeitamente, acabados. Esse é o amor que se nega para se igualar ao pó da terra. Assim como não vemos defeitos em nossos filhos carnais, Ele, também não vê defeito em nós.
Deus se aproxima de nós para nos abraçar e pensamos que estamos passando por tribulação, justamente, porque não podemos suportar Sua presença dentro de nosso corpo deteriorado pelo pecado.
A bondade de nosso Pai é tanta, porém nossa compreensão limitadíssima!
Quando Ele nos “corrige” (e fomos nós que pedimos), isto é, como oleiro burilando o barro, por um momento, achamos que não suportaremos, entretanto, logo em seguida, rejubilamos de tanta alegria que parece que nosso coração vai explodir.
Descobrimos, finalmente, que é verdade mais uma vez: todas as coisas contribuem para nosso bem e como está escrito: Por amor de ti somos entregues á morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas essas coisas, porém, somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Rm. 8:26 a 39
Choramos, caímos em depressão, sofremos de síndrome do pânico, deixamos todos, ao nosso redor, preocupados, somente, porque oramos pedindo, conhecer a Deus mais de perto e porque queremos ouvir sua voz. O Pai, prontamente, ouve e se aproxima e, assim, desfalecemos. Como Ele deve se alegrar quando percebe esse desejo em nós!
 O apóstolo Pedro nos ensina - amados , não estranheis o ardente fogo que vem sobre vós para vos provar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que, também ,na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
Alguns devem pensar – que Deus mau que se alegra com nossa dor... Contudo, Ele não anda conforme a filosofia e os princípios humanos. Ele é Deus! Ele se entregou, deixando toda Glória e morreu a morte da cruz – a mais humilhante da época. E a um coração quebrantado e contrito, ele não despreza. O problema é que somos tão ignorantes e medíocres que reclamamos, sem perceber que tudo é por AMOR.
Esquecemos de que “os planos que tenho para vós, diz o Senhor, são planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro.” Jeremias 29:11
Até que oremos, novamente, para que o Ele nos sonde e que veja se há algum caminho mau em nossos corações, de tribulação em tribulação e de prova em prova percebamos que – na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais, também, falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque, para ele, são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
 Entretanto, reitero, por continuarmos a ser pó, assim, voltará a ser, na próxima vez em que orarmos, clamando pela presença e pelo conhecimento de Deus, distraidamente, nos esqueceremos de que, bem recentemente, desfalecemos, quase questionando o AMOR do Pai. De tribulação em tribulação, mas, de glória em glória, alcançaremos a coroa que nos foi prometida.

A Deus toda honra, toda glória e todo o louvor!!!

3 comentários:

  1. O que seria de nós sem o Espírito Santo? A cada dia percebo mais que não ia nem querer nem poder, viver sem Ele.

    ResponderExcluir