Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

domingo, 3 de abril de 2011

CRENTES OU NÃO CRENTES - CRISTÃOS OU PAGÃOS?

O que será que acontece que não estamos mais alcaçando as pessoas?
Será que as boas novas são vividas ou vistas em nós?
Ou estamos mais preocupados com nossos grupinhos, nossa roda de amigos pra mostrarmos que somos santinos, ou seja, dissimulados?
Será que nos consideramos melhores do que os outros por conhecermos a graça e por frequentramos uma igreja?
Será que temos tanto medo de que nossa fé e princípios sejam tão fracos a ponto de nos escondermos na igreja, temendo conversar com os magos ou com os esotéricos que estão mais próximos de nós do que imaginamos?
E dentro da igreja? Será que olhamos ao nosso redor para ver se há alguma pessoa necessitando de ajuda ou, estamos nela para pedir bênçãos para nosso deleite?
Ou estamos lá por ser nosso clubinho de amigos e para mostrar que fazemos parte das atividades, preparadas por nosos líderes  (a elite espiritual "pensante"), para nos entreter a fim de que não busquemos diversão fora?
Pra que finalidade tem servido nossas reuniões ou "cultos"? É pra nos alimentarmos pra semana porque não possuimos capacidade para ler a Bíblia voluntariamente e de buscarmos a Deus em nossos quartos?
Será que amamos nosso próximo enxergando que Jesus está nele?
Será que um dia ouviremos de Cristo "nunca vos conheci" por falta da prática do amor e no amor?
Se essa igreja é o corpo de Cristo, ele deverá fazer as obras sobre as quais Jesus Cristo afirmou que ela faria e que faria ainda maiores do que aquelas que lemos nos evangelhos!
Por que será que isso não acontece? Será que não estamos mais preocupados em defender nossas doutrinas cristalizadas  ou nossas denominações do que levar a salvação pela fé no sacrifício de Cristo que reconciliou todas as coisas pelo seu sangue?
O que é mais importante:  levar uma pessoa a fazer parte de uma intituição para nos gabarmos do número de membros que ela possui ou  nos preocuparmos em levar uma pessoa a Cristo pelo nosso testemunho de vida abundante no Espírito Santo nos lugares em que frenquentamos - escola, trabalho, família e assim por diante?

Concluindo: Qual é a finalidade da Igreja? Qual é a finalidade do pastorado, do apostolado, ou melhor, dos "cinco ministérios"? É mais um cargo dentro de certa hierarquia eclesiástica  (bem convenientemente, imposta pelos homens) ou é a função que cada um de nós deve exercer, dependendo da vocação, lembrando de que, no Reino de Deus, ela não existe,  pois  "Reino de Deus" ou "Igreja de Cristo" não é empresa?
Todos os que foram chamados por Deus são cooperadores de Cristo, são reis (possuem  o poder que foi  partido e repartido por Jesus na cruz - corpo e sangue; pão e vinho -  recebido pela graça  e de graça sobre os principados, potestades e dominações) e  são sacerdotes (receberam o dom de ligarem e de desligarem; de perdoarem ou não, podendo sacudir a poeira dos pés, se alguém não os receber, mas quem os receber, recebe o Filho de Deus).

Por que será que só uns poucos;  por que só uma elite escolhida pelos homens, ordenada ou ungida, teologicamente ou não, pode usufruir o que foi conquistado por Jesus, na sua morte e ressurreição, para todos?

Seria por conveniência, por predestinação, por investimento, por herança, por eleição ou por manipulação?

Segundo Paulo, o apóstolo, todos, os que creem, foram pré-destinados, ou seja,  Deus amou antes para que nós o amássemos depois (disse Jesus, Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho Unigênito) e eleitos para receberem, por herança, a salvação!

Repetindo, todos foram predestinados e eleitos, porém, nunca, jamais uns poucos. Portanto, recebemos a herança por possuirmos fé e não por merecimento por causa das nossas obras, filiação carnal ou denominacional, ora, até as obras foram preparadas por Deus para que andássemos nelas?!

Moral da história:
Quem crê, age. Quem não crê, tem a oportunidade mas se omite, obriga os outros a fazerem, critica os que agem e, ainda,  leva, com os louros, a fama.
Este filme com sua música, que achei no "u tube", é bem interessante:

Um comentário:

  1. Me fez chorar. Precisamos amar como Jesus amou.
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir