Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quinta-feira, 21 de abril de 2011

OS NÃO-CRITÉRIOS DE JESUS

Fico pensando, quando leio os evangelhos, sobre o critério que Jesus usou para escolher seus discípulos, ou seja, nenhum. Pescadores ou coletores de impostos, pessoas simples ou até rejeitadas pela comunidade.
Daí, eu comparo com os critérios dos líderes religiosos de hoje e me assusto, ao perceber o quanto a "elite espiritual" complica.
Como gostam de produzir manuais e regras! Acabam dividindo o Reino em castas e as ovelhas são classificadas em mais espirituais e menos espirituais, dependendo dos livros de discipulado que já completaram e dos cursos que já fizeram.
Se uma pessoa não for batizada ou, se não for dizimista,  e outras mais, não poderá participar deste ou daquele grupo. Nessa hora, penso em Jesus e no seu amor incondicional, então concluo, sem mais enrolação, porém com muita tristeza que, se Jesus houvesse usado os mesmos critérios desses homens, o Evangelho não teria chegado até nós, pois Pedro o negou, Paulo o perseguiu, Tomé duvidou e a maioria o abandonou com medo de serem presos.
Então, me lembro, também, das palavras de Jesus, narradas por Lucas,
Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.(...)
Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam. Lucas 11:45 a 52
Ai de vós, doutores da graça... que dizem, estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma e, nem sabes, que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Apocalipse 3:17
Que tal descomplicar? E se nos lembrássemos de onde viemos, e se fôssemos mais humildes, será que não receberíamos a todos da mesma maneira que Jesus nos recebeu? Esse mesmo Jesus que comia e que, ainda, come com os publicanos, com as prostitutas e com os pecadores!
Já imaginou se Jesus, ao invés de curar e de libertar, houvesse parado para escrever seus manuais, os regimentos internos e os estatutos?
Não nos deixando nada por escrito, Ele escreveu com Sua própria Vida e assinou com Seu Sangue.

Achei este video no UTube. Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário