Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

domingo, 12 de junho de 2011

Um sonho


Sonho com um lugar onde eu possa me reunir com os meus amigos e com meus familiares, para buscar a presença de Deus, sem regras, sem rituais, sem acepção de pessoas. Sem modismos, mas cheio do Espírito Santo que nos constrange e que nos aconselha e que nos consola.
Esse lugar onde todos são autênticos e sinceros, sem hierarquia, porém transbordando de honra, em que todos consideram os outros superiores a si mesmos. Todos compartilhando suas experiências e aprendizado da palavra e da prática dos princípios divinos.
Esse lugar onde Deus é adorado com ou sem música e seus instrumentos.
Esse lugar onde ninguém aparece, todos são iguais, vestidos com as vestes da salvação.
Esse lugar onde todos fazem tudo para servir e nunca ser servidos. Onde não há necessidade de se pedir o dízimo ou de pegar o envelope e colocar num cesto, pois todos contribuem.
Esse lugar onde os músicos ficam escondidos lá atrás para que ninguém os veja cantando ou tocando, sem que a vaidade os invada e que não haja desejo de imitar os famosos.
Esse lugar de liberdade e de alegria onde temos certeza de que não espalham boatos a respeito do nosso caráter ou da nossa personalidade nas nossas costas.
Esse lugar onde desejar a Paz não é função conativa e onde o chamamento amado não seja um ato teatral de canastrões alienados.
Sonho com um lugar onde os ministérios sejam os necessitados de fora e que o único evento de dentro seja a saudade da prática dos entranháveis afetos.
Esse lugar que é o abrigo para o nosso cansaço das lutas contra a injustiça lá de fora. O lugar da sinceridade e do encorajamento para que não percamos o ânimo, pois o mundo é cruel e necessitamos de que nossos amigos nos consolem, recolham nossas lágrimas e nos sirvam de suporte e, jamais, nos julguem por nossa incapacidade.
Um lugar onde não exista regimentos, pois a preocupação é o bem-estar do próximo. Esse lugar onde a última preocupação seja o estruturar, pois é convicção de todos de que Cristo é o fundamento e de que todos são pedras vivas do edifício espiritual que, também, é Cristo. Ninguém é tesoureiro, ninguém é secretário, ninguém é presidente: Jesus Cristo é o Senhor.
Todos unidos nesse ajuntamento de profissões e talentos para que os ímpios, olhando as nossas obras, glorifiquem nosso Pai que está nos céus, pelo bom testemunho de pessoas comuns cujo objetivo seja trazer para o Reino de Deus o maior número de pessoas possível.
Esse lugar perfumado com o bom cheiro de Cristo, em que todos buscam possuir a mente transformada no conhecer a boa, perfeita e agradável vontade de Deus,  em detrimento do místico religioso que condiciona as pessoas na competição e na glória pelas obras.
Esse lugar pode ser qualquer lugar, até mesmo um salão alugado, pois o que interessa é o encontro e o repartir e não o endereço.
Descobri que esse lugar existe na cruz e no negar de si mesmo. Ele não é um sonho. 
Por não possuir placa e, muito menos, filiação a qualquer denominação, poucos, muito poucos fazem parte dele, porque, além disso, a porta de entrada e o caminho que leva até ele são bem estreitos. Encontrá-lo, requer determinação, paciência, perseverança, fé, esperança e, acima de tudo, amor.

6 comentários:

  1. Gostaria de ler algo escrito por vc sobre o "negar a si mesmo" (ainda que particular). As suas palavras de fato comovem e o seu exemplo Cidoca, pode me arrastar a esse lugar tão sonhado por mim.
    Abraços com carinho,
    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. É um sonho mesmo! Pode até concorrer com Thomas More. beijos

    ResponderExcluir
  3. Também quero ir a este lugar,
    Beijos
    Eliana

    ResponderExcluir
  4. Tão perfeito que me senti neste lugar tão abençoado. Beijos! Luciana.

    ResponderExcluir
  5. Vamos sonhar que o Instituto Noetikós será assim!

    ResponderExcluir
  6. Acho q este lugar é difícil de se encontrar, mas não impossível. Basta uma introspecção, e, nos perguntarmos o q queremos para nossas vidas. Para a maioria, a resposta se encontra em sua sábias palavras, Cidoca.
    Portanto, este lugar existe, só nos resta termos a sabedoria de conseguirmos passar pela estreita porta q nos conduz, até ele.

    ResponderExcluir