Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O último grão da ampulheta


Existem certas palavras  mal ditas que são malditas e que ficam ecoando em nossos ouvidos. Elas nos enfraquecem até o ponto de nos considerarmos incapazes para qualquer obra. As coisas mais simples, aquelas que costumávamos fazer como hábito, tornam-se montanhas intransponíveis.

Passamos a nos enxergar como incapazes e inúteis. Tudo escurece, perdendo o brilho, a vida perde a cor. Acordar pela manhã é um sacrifício, levantar é penoso. Totalmente, desmotivados, parecemos zumbis cambaleantes.

Ansiamos para que a morte chegue logo,  sonhar parece impossível.  Estamos numa depressão profunda, sem acreditar que exista qualquer remédio que nos cure. Nossos ideais se esfacelaram nas mãos de opressores sem alma e sem misericórdia, que movidos por insinuações invejosas, nos proibiram de sermos quem somos e nos puniram, sem direito a defesa, por sermos diferentes, felizes e ativos naquilo que, apaixonadamente, nos propusemos a fazer, impelidos por nossas convicções.

Entramos em pânico. Passamos a temer a própria sombra. O peso da acusação e da pena promulgada, nos torna infrutíferos, estéreis, amargos. Negamos o espelho, temendo enxergar nossa miséria.

E, aqueles que proferiram as palavras acusadoras, aqueles que assassinaram nossa autoestima seguem seus caminhos. Indiferentes, como se nada houvessem feito, gabando-se do que não compreendem, continuam seus caminhos, deixando um rastro de destruição que negam, ao serem promovidos e aplaudidos por seus iguais, tão frios quanto eles.

Enquanto caminham, pensando que a verdade lhes pertença, embevecidos pela vaidade, o outro, aquele que, antes, era considerado próximo, agora, soterrado pelas calúnias, injúrias e acusações, num poço profundo, geme, clamando por socorro. Covardes que são, dão de ombros e se recusam a descer do pedestal cujo alicerce é o egoísmo que , por eles, é confundido com amor e zelo.

Abomináveis, usando uma balança enganosa de pesos viciados, da mesma injustiça que cometeram, agora, se tornaram réus, pois o tempo que lhes foi concedido para o arrependimento vai se esgotando. O último grão de areia da paciente ampulheta, que cumpre sua missão, determina: abram-se os livros...

5 comentários:

  1. Lc 18: 09 a 14 A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo:
    ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
    “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
    Mt 12:30 “Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha.
    Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

    ResponderExcluir
  2. Todo o trabalho do Reino exige COMPROMETIMENTO,DEDICAÇÃO e QUALIDADE.Deus requer o melhor, pois Ele é merecedor do nosso melhor, e por mais que façamos bem feito ainda é muito pouco para o que Ele merece. Nunca se viu tanta IRREVERÊNCIA,tanta ABOMINAÇÃO,tanta SOBERBA,tanta CARNALIDADE. Sem falar em outros pecados encobertos que levam seus praticantes a pensarem que Deus é cego. Mas ninguém se engane: Deus não está dormindo, nem está cego, nem está morto. Deus não se deixa escarnecer.
    Jeremias 48.10 “ Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”
    Eliana

    ResponderExcluir
  3. Sidoaka, já estive por aí também.
    Só saí (?) porque entendi que a cruz de cada um é mais ou menos isso. Cheguei à conclusão, portanto, que os que passam por essa crucificação estão muito próximos do Crucificado.

    ResponderExcluir
  4. O perfeito amor lança fora todo medo, e, esse amor é que nos faz prosseguir. Pois as Suas palavras são mais poderosas do qualquer outra. Marco Frizzo

    ResponderExcluir
  5. O Senhor Jesus é a nossa Justiça! Tremam os povos!
    E por isso nós podemos descansar n'Ele.
    Glória a Deus pelo tesouro que são essas palavras que Ele tem depositado nas suas mãos.
    Beijos,
    Rosana.

    ResponderExcluir