Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

segunda-feira, 13 de junho de 2011

OS BOIS E O LEÃO

Fábula de Esopo

Três bois pastavam sempre juntos. Mau negócio para o leão que queria devorá-los. Depois de conseguir separá-los com suas mentiras, devorou um depois do outro.
Moral: Se queres viver longe do perigo, desconfia de teus inimigos  e, cuidado, com os teus amigos.

Provébios: 21:10 - A alma do perverso deseja o mal; nem o seu vizinho recebe dele compaixão.
26:20 a 25 - Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre. Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno. Aquele que aborrece, dissimula com os lábios, mas no íntimo encobre o engano; quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração.
16:28 - O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.

Não há coisa pior para o inimigo do que a unidade. Se ele conseguir separar os amigos com a intriga, todos se tornarão presa fácil para ele.

2 comentários:

  1. A unidade em Cristo nos fortalece, por isso vamos continuar Todos juntos, rumo ao nosso obejetivo que é O REINO ...
    Ec. 4:9-12 (9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10 Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. 11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? 12 E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.)

    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos livre do que separa melhores amigos: fofoca, suspeita, leviandade...e por aí vai. No fim das contas precisamos uns dos outros. Espero na Sua misericórida que possamos sobreviver a isso tudo.
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir