Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

domingo, 5 de junho de 2011

(IN)CONVENIÊNCIA



Meditando no que li a respeito de débitos automáticos e de cartões de crédito, parti para a seguinte suposição, não conclusiva de forma alguma.
Por que será que o governo permite tantas igrejas, e denominações, mas enfatiza a discussão sobre homofobia, casamentos homossexuais, espancamento de gays, travestis e demais? Quer fazer pressão sobre as igrejas, usando um único aspecto?
Há muita ênfase em torno de algo que possui estatística pequena se comparada a do abuso infantil, da dependência química, do número de divórcios, da corrupção de políticos, da pedofilia, da violência nas cidades e escolas, da falta de profissionais da saúde e da educação, da tráfico de armas e de drogas, do número de miseráveis no Brasil, dos excluídos da sociedade, da superlotação das penitenciárias, do espancamento de mulheres e de crianças, da abandono da educação e da saúde por parte dos governantes, da reconstrução das cidades destruídas pelas tragédias ambientais e de tudo o mais que lemos, diariamente, nos jornais e que ouvimos e assistimos nos jornais falados.
Percebeu que a discussão a respeito do aborto esfriou?
Percebeu essa campanha louca, esse modismo, da valorização da vida: do cada um cuida da sua?
Por que, ainda não se deu a perseguição dos crentes evangélicos com fechamentos de igrejas e prisões, já que há tanto escândalo e exploração dos crédulos com aquisição de propriedades imensas pelos líderes evangélicos televisivos? O governo já teria motivos de sobra para fechar muitas igrejas.
Além disso, qualquer um pode abrir uma igreja pois é de utilidade pública e considerada benefício para a comunidade.  Eu ouvi com meus próprios ouvidos de um funcionário de certa subprefeitura que igrejas e ONGs obtêm licença com muita ou com toda facilidade e, existem milhares de igrejas sem alvará de funcionamento em qualquer esquina. Dizem, até, que o Brasil está se evangelizando!? Existem igrejas cujos nomes são os mais esdrúxulos que pode ser possível e para todos os gostos.
É conveniência?
Depois de tantos escândalos, corrupção, roubos, jatinhos, meias, cuecas, dólares e o que quer que se lembre, nada mudou. Nada aconteceu. Ninguém foi preso ou processado.
As catedrais da fé, os templos de Salomão, os programas de TV de dia inteiro, as Bíblias de fulano e de beltrano, os shows de músicos evangélicos, os carnês de dízimos e de ofertas, continuam por aí a todo vapor.
Será que não é para distrair, provocando discussões homéricas sobre um único assunto, enquanto a corrupção corre solta no planalto? Cada hora é um...
Não seria estratégia de satanás, o adversário da VERDADE, manter o povo buscando sinais e maravilhas e dependente de líderes astros, em busca da prosperidade financeira, adorando o deus da fertilidade com seus representantes terrenos?
Percebemos uma multidão de anestesiados e passivos, mornos, com comichão nos ouvidos, ouvindo pregações humanistas e tendenciosas, cada dia mais se afastando da pregação a respeito da pessoa de Cristo, do Senhorio que inclui sacrifício e fé na cruz e na esperança da  ressurreição, do arrependimento de obras mortas, do amor ao próximo, da renúncia do eu, da honestidade, da autenticidade, das boas novas do Reino, da busca do Reino em primeiro lugar, da unidade para que o mundo creia, da renovação do pensamento a fim de possuir a mente de Cristo, do não se amoldar aos padrões da nossa era relativista e egocêntrica, do dar a vida pelo amigo, do se importar com a necessidade do próximo, enfim, de conhecer os princípios divinos para vivê-los no Reino de Deus que chegou a nós e que nos transforma em nação santa e em povo adquirido que nada tem a ver com a vida terrena.
Pode parecer que eu seja contra a instituição eclesiástica. Não sou. Ela possui o papel importante de receber os perdidos que andam em busca de Deus e da salvação, eu disse salvação e perdão dos pecados e não  da solução imediatista de seus problemas seculares, sejam eles financeiros ou emocionais.
Para muitos, a estrutura eclesiástica, com seus rituais e regras, é necessária, porém não pode ser imprescindível, pois o homem deve depender de Deus – somente - e obedecer aos seus preceitos, jamais aos de homens. Os que são dependentes dela não podem aceitar, passivamente, tudo o que ouvem e não devem se acomodar no receber pronto (tal qual comida congelada e requentada no microondas), mas devem buscar a Deus, sem intermediários (preparar seu próprio alimento, fresquinho, bem temperado e apetitoso). Afinal, existem Bíblias de todos os tipos em todas as versões e tamanhos. Não é necessário estudar teologia para orar, ler e conhecer a Deus. Não é necessário depender do teólogo (pregador), exclusivamente, para entender as Escrituras –  o Espírito Santo é Conselheiro: Jesus Cristo não nos  deixou órfãos.
Para todos, a igreja de Cristo, espalhada pela terra, a vertical e horizontalmente relacional, é imprescindível. Para todos, indivíduo, família e amigos, a comunhão verdadeira, fundamentada nos princípios divinos, é condição para que exista, mesmo, sem prédios ou denominações. A Igreja de Cristo necessita, sim, da disposição para o relacionamento no amor incondicional. Um lugar para se reunir é consequência, porém fundar denominações é causar divisão ou facção e provocar soberba.
Para a massa dominante opressora, manter o povo  incapaz de questionar, dividido, sem senso crítico e que não reflete a respeito de quaisquer assuntos, pode ser bem conveniente. Já que a maioria aceita tudo o quem vem da mídia e do púlpito e  que idolatra seus artistas e líderes, os programas televisivos e as grandes catedrais  servem para manipular e ditar as regras, até mesmo insinuando em quem o público e os membros devem votar. Daqui a pouco, o povo se esquece da discussão em voga e, logo, se inicia outra discussão polêmica a respeito de outro assunto, fazendo com que os líderes eclesiásticos, novamente, se acusem mutuamente e tudo está sob controle. Controle de quem?
 Nosso adversário, o diabo e satanás (a antiga serpente que mente desde o princípio), possui seu homem forte e seus servos, a quem usa e, cuidado, não podemos ignorar os seus ardis.
Fagocitados pelo sistema, os evangélicos se transformaram em massa de manobra, envergonhando o NOME DE CRISTO, ao adotarem os mesmos padrões de pensamento e o modo de vida terreno (a sabedoria terrena é animal e demoníaca).
 Entretanto: Graças a Deus!!! Há esperança! Existe um remanescente que usa sua capacidade intelectual pensante (noitikós) para renovar o entendimento e se voltar para a VERDADE (metánoia). Que não se deixa enganar e que não teme as más notícias, pois é espiritual, cultua racionalmente a Deus e possui a mente de Cristo. Para os que fazem parte do remanescente, como disse Paulo, o viver é Cristo e o morrer é lucro. Eles sabem, possuem convicção de que pertencem a outro Reino. Esses, silenciosamente, ganham vidas para o Reino de Deus, vivendo o evangelho. Não são famosos e ninguém ouve falar deles, mas já são muito(s) inconvenientes.

Um comentário:

  1. Excelente! Não sei por que eu não pensei isso sozinha. Eu chego lá! beijos, obrigada por estimular a minha noitikós!

    ResponderExcluir