Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

terça-feira, 14 de junho de 2011

O SEMIDEUS

O Semideus

Fábula de Esopo

Um homem estava fazendo sacrifícios a um semideus que abrigava em sua casa. Como estava gastando demais para fazer suas oferendas, o semideus lhe apareceu uma noite e lhe disse:
_ Amigo, para de dilapidar teus bens. Se continuares gastando desse jeito, ficarás pobre e te voltarás contra mim.
Muitas pessoas, por idiotice, caem em desgraça e, depois, culpam os deuses.

É muito mais fácil e conveniente culpar a Deus por nossos erros e pela desgraça do mundo, que foi causada pela própria maldade do homem, do que reconhecer nossa culpa.

Um comentário:

  1. Grande verdade. Sempre haverá um culpado: Deus, as pessoas, as circunstâncias... Assumir nossa parte não é fácil e quando Deus nos faz enxergar, de duas uma: nos arrependemos ou a dureza torna nosso coração como diamante bruto, impenetrável (pregação do Ulisses).
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir