Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O CAMPONÊS E A SERPENTE CONGELADA

FÁBULA DE ESOPO


Num certo inverno, um camponês encontrou uma serpente enregelada de frio. Como ficou com muita pena dela, ele a pegou e a abraçou para que ficasse aquecida com o calor do seu corpo. 
Uma vez aquecida e refeita, a serpente picou seu benfeitor. Já morrendo, ele exclamou:
- Paguei o preço justo por ter tido piedade de quem nada vale. 


Moral: Os maus não se comovem com a bondade que lhes cumulam.

Lucas 6:32 a 36 - E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.


Quantas vezes não agimos como a serpente, sendo ingratos para com nosso Criador, que nos cumula de bens e de saúde dia após dia? Quantas vezes não somos ingratos com nosso próximo que nos ajuda quando estamos necessitados?

Um comentário:

  1. Mesmo sem intenção, quantas vezes agimos assim, quantas vezes...
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir