Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

domingo, 18 de março de 2012

Ninguém despreze o dia das coisas pequenas

“Ninguém despreze o dia das coisas pequenas”. Zacarias 4.10

 Quando a menina Florence Nightingale brincava fazendo curativos em suas bonecas era o dia das coisas pequenas. Mas chegou o momento em que ela fez da enfermagem um abençoado ministério que se tornou famoso no mundo inteiro, sendo ela chamada “A Dama da Lâmpada e o Anjo da Criméia”. Ser enfermeira tornou-se um encargo nobre e glorioso.
Quando Benjamin Franklin brincava em plena tempestade com suas pipas de papel amarrando pedaços de metal era o dia das coisas pequenas. Mas chegou o momento em que foi inventado o pára-raios para segurança de milhares de vidas.
Quando Santos Dumont brincava com seus aviões de papel ou de bambu, tentando fazê-los subir como pássaros, era o dia das coisas pequenas. Mas um dia iria acontecer o fato grandioso de ele subir em um pequeno avião mais pesado que o ar e dar a volta em torno da Torre Eiffel de Paris e assim iniciava uma nova era na história dos transportes.
Quando alfabetizei, usando o método de uma criança de 8 ou 9 anos, duas empregadas que moravam conosco, uma num ano e outra num outro ano, esse era o dia das coisas pequenas. Tornei-me professora de meus filhos em casa por alguns anos (também dia de coisas pequenas), fui professora de Língua Inglesa e de Língua Portuguesa em escola pública e privada e, hoje, posso trabalhar numa instituição de inclusão escolar, aliviando o sofrimento de muitas crianças e adolescentes e, consequentemente, o de suas famílias. Posso dizer que foi Deus, plantando uma sementinha no coração daquela menina travessa e irrequieta, inconformada com a injustiça que percebeu, ter duas mulheres analfabetas, trabalhando em sua casa. Não passou pela minha cabeça, nem de longe que, um dia, eu me tornaria a diretora/fundadora dessa instituição.
Muitas vezes, pensamos que não estamos fazendo nada, que é só uma brincadeira de criança – que teve por compromisso comprar um material numa banca de revistas, ensinar, passar lição de casa, corrigir com caneta vermelha (imitando minha professora) e pegando na mão do adulto para que conseguisse traçar as letras e as palavras. Lia para elas e as corrigia quando ao invés de tábua, liam “tauba” e assim por diante.
Meus pais ralhavam comigo porque ficava trancada no quartinho delas por horas a fio como professora.
Deus traça seus planos, entendendo nós de salvação e de sacrifício ou não. Podemos cumpri-los ou não. Depende da nossa fé e no valor que dermos às coisas pequenas.
Atualmente, tenho procurado valorizar todas as coisas, menores que possam parecer aos homens. Valorizo até mesmo abrir a porta e dizer “Bom dia!” para uma criança que chega à instituição. Capricho na decoração, nos potes de bala, nas cores, pois sei que, assim, as crianças perceberão que são amadas, fazendo do lugar o mais aconchegante possível. Que elas se sintam em casa: tudo é delas e para elas. Elas são o alvo do amor de Deus e não podemos impedi-las de sentirem esse amor.
Posso me considerar uma pessoa feliz e realizada por cada atitude pequena que cresceu e virou árvore, mesmo arbusto, ou uma plantinha. Foi um aprendizado duro, concordo com você, amigo Joubert, até que eu percebesse que Deus valoriza os detalhes que passam despercebidos aos desavisados...
Finalizo esse artigo, ideia sua Joubert, com outra passagem bíblica:
Eclesiastes 11:6uenas) e, hoje, posso trabalhar numa instituição de inclusão escolar, aliviando o sofrimento de muitas crianças e adolescente. Deus plantou essa semente no meu coração, quando eu, ainda nem sabia quem me tornaria. Muitas vezes, pensamos que não estamos fazendo nada, que é só uma brincadeira de criança, entretanto Deus traça seus planos, podemos cumpri-los ou não. Depende do valor que dermos às coisas pequenas.
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.”

2 comentários:

  1. Muito bom!
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Deus valoriza os detalhes... É muito bom reafirmar isto, não é? Nenhum detalhe passa despercebido aos seus olhos! Parabéns pelo belo pensamento.

    ResponderExcluir