Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

sábado, 10 de março de 2012

Casamento e divórcio: uma pergunta que me fizeram via facebook.

Ontem uma pessoa, que deve ter lido algum escrito meu e concluiu que sou "cristã", me perguntou qual seria meu conceito sobre casamento e sobre divórcio. Então, que possamos discutir aqui o que penso.
Minha resposta:

Eu não tenho conceito algum, sigo a Bíblia, e biblicamente, no NT, Jesus explica que o divórcio foi criado por causa da dureza do coração dos homens e que é permitido no caso de adultério. Sobre casamento, é figura de Cristo e da Igreja e é um mistério, como diz Paulo, o apóstolo. Do jeito que as coisas andam malucas, hoke em dia, devemos depender do Espírito Santo em todas as nossas visões e possuir a mente renovada para que não sigamos os padrões do mundo. Casamento é aliança, muitos se casam, porém não são aliançados uns com os outros. Muitos fazem tipo na hora da cerimônia e tudo o que se vê é um teatro, principalmente nos dias atuais, isso, digo, dentro da dita organização eclesiástica que é regida muito mais por preceitos humanos do que pelo senhorio de Cristo. Estou casada há 30 anos, tive de abrir mão, por amor, de muitos gostos e vice-versa, pois considero a aliança que fiz com meu marido inegociável, pois devo dar a minha vida pelo mais próximo e constituir uma família que seja uma parte do corpo de Cristo para que seja pregação do evangelho, boas novas, esperança. Se fizermos uma aliança com alguém, invocando o Nome de Cristo, devo ter o temor de fazer de tudo para honrar essa aliança que leva o Nome de Deus. Entretanto, se me "casei" sem ter essa noção de aliança, não assumi o compromisso de dar a minha vida , então foi apenas mais um evento, mais uma festa, ou qualquer outra coisa, menos aliança banhada na graça e no sangue de Cristo, conforme está em Ef. 5:22 (ou o capítulo inteiro), em que Paulo nos aconselha à santidade (separação, não ao molde dos princípios culturais vigentes), ele aconselha, mas quem nos dirige as nossas vidas é é o Espírito Santo e, não, Paulo.
Portanto, se nosso casamento é aliança, não deveria ser desfeito, contudo, se for algo que não foi aliançado com o discernimento do Espírito, cujo tabernáculo somos nós, selado, conscientemente, por Ele em nós e, nunca pelo pastor ou padre ou quem quer que seja (pois todos nós somos reis e sacerdotes - hierarquia é coisa medieval e pagã - porque quem quiser ser líder deve servir e não mandar; sacerdócio é Velho Testamento - nós somos sacerdotes). Se não for essa aliança consciente, selada com esse discernimento, não é casamento, é só mais um evento. Assim sendo, podemos nos separar quando quisermos, pedirmos perdão pela nossa irresponsabilidade, deixarmos a culpa na cruz e buscarmos, da próxima vez, se houver, nos aliançarmos com quem amamos de verdade.
Concluindo, minha opinião, baseada no que creio, é devemos ser muito responsáveis, o casal, ao nos unirmos em casamento. Se um dos dois não possuir essa consciência de aliança, nunca haverá casamento de verdade, estão divorciados mesmo vivendo juntos. Para que haja aliança, ambos devem concordar que casamento é coisa muito séria e é ligar no céu o que foi ligado na terra.
Existem pouquíssimos casais, verdadeiramente aliançados, que jamais de divorciarão consciente ou inconscientemente. Por isso essa confusão toda e tanta separação. Não há instrução da seriedade que é para Deus uma união verdadeira a ponto de ser figura de Cristo e da Igreja.
Se você é casado, medite para ver se é aliança ou evento. Se não é casado, seja responsável ao escolher sua companheira, sabendo que aliança não se desfaz. Se foi feito, sem essa cosnciência, você não é casado, portanto, o divórcio é só a concretização daquilo que nunca existiu.
Que Deus continue tendo misericórdia de nós, pois perecemos por falta de conhecimento e de verdadeira submissão ao Espírito, que é Jesus tabernaculando em nós.!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário