Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quarta-feira, 14 de março de 2012

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.

Provérbios 16:18

Um sapo estava pensando em como poderia fugir do clima frio do inverno. Alguns gansos selvagens sugeriram que ele migrasse com eles. Mas o sapo sabia que não podia voar. “Eu tenho um cérebro brilhante”, disse o sapo, “deixe comigo”. Depois de pensar um pouco, pediu que os dois gansos o ajudassem. O plano consistia em dois gansos segurarem um em cada ponta de um forte caniço, enquanto o sapo se segurava com a boca no meio do caniço. E assim a viagem começou. Quando passavam sobre uma pequena cidade, os moradores saíram para ver aquela cena estranha. Alguns gritaram: “Quem poderia bolar algo tão genial?” O sapo foi se inchando de orgulho, se achando importante. E, de tão inchado, não resistiu e exclamou: “Eu bolei tudo!” Seu orgulho foi a sua própria ruína, pois no momento em que abriu a boca, se soltou do caniço e estatelou-se no chão, morto. Moral da história:
Seja outro o que te louve, e não a tua boca - Pv 16.18; 27.2.
  
Sábio é aquele que tira lições de vida prática cristã o dia inteiro, aplicando a Palavra de Deus lida e relida. Coloquei água demais em algumas plantas e elas morreram.
Apodreceram e o cheiro que exalava era horroroso.
Apliquei o que aprendi, lendo a respeito do excesso de conhecimento que torna o homem soberbo e concluí que, uma pessoa morre por falta de conhecimento, conforme o que está escrito em Oséias- a planta seca por falta de água - e ela  não exala um mau odor; entretanto, a planta que apodrece por receber muita água, cheira muito mal.
A soberba nos faz cheirar mal e nem percebemos que estamos mortos.
Em tudo, devemos buscar o equilíbrio, ou para não secarmos. morremos de inaniçcão por falta da Palavra de Deus ou para não cheirarmos mal, acharmos que sabemos muito, que temos explicação para tudo e que somos donos da verdade, o que nos leva a pensar que estamos acima do bem e do mal : a soberba nos torna frios e cruéis!!!

 
Mas, não pensem que a soberba é inerente aos belos, ricos e sábios. Não.
Existe o avesso desse sentimento tão peculiar; é o pobre soberbo, que não aceita ajuda, que ostenta sua miséria como um galardão, para ser admirado pelos outros e citado como exemplo. -Vejam como ele é: tão íntegro! Dizem todos, pois é isso que o falso soberbo quer: admiração.
Assim, fingem ser mais ignorantes do que são, ostentam uma falsa humildade, depreciam-se sempre para serem elogiados. Orgulhosos dos seus dotes, subservientes, às vezes, cabisbaixos, sempre, porém, queimando interiormente, invejando os mais afortunados.

 
E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar - Atos 26.24.
Oséas 4:6  - Meu povo é destruído por falta de conhecimento
Gên. 2:17 - Mas vocês não devem comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois quando comerdes, certamente morrereis.
1 Cor 8:1 - É fácil pensarmos que "conhecemos" problemas assim, mas devemos lembrar que enquanto este "conhecimento" pode fazer um homem parecer grande, é somente o amor que pode fazer com que ele cresça a sua estatura completa. Pois se um homem acha que "sabe", ele pode muito bem ainda ser bem ignorante sobre o que ele realmente deve saber.
1 Cor 8:1- O conhecimento incha, mas o amor constrói.
1 Cor 13:2 - Se eu tiver o dom de profecia e poder entender todos os mistérios e todo o conhecimento... mas sem amor , eu não tenho nada.
Mat. 11:25 -  Naquele tempo Jesus disse, "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e dos cultos, e as revelou para as criancinhas."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário