Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Palavras que perderam o significado, mudando de sentido


A palavra evangelho perdeu o significado e a palavra "culto" também. 
Atualmente, a palavra evangelho e evangélicos, assim como crentes, significam muito pouco, haja vista tantos escândalos.
Evangelho que seria "boas novas do Reino" passou a ser auto-ajuda imbecilizante da prosperidade e evangélicos, que seriam os mensageiros das boas novas, transformaram-se em charlatães e picaretas midiáticos que usam o que seria uma função como título.
Já a palavra culto deveria significar reunião, pois qual seria o sentido de "culto de adoração" (redundância?) ou "culto de busca"? Cultuar a Deus é que não é... cultua-se a adoração, cultua-se a busca?! 

Não seria muito mais sensato nomearmos o que chamam de culto (que acaba sendo a favor do homem) de reunião?  
Se culto é adoração, o que seria um culto de adoração? Se cultuamos, como poderíamos cultuar a busca de algo, tal qual "culto de busca do Espírito Santo"ou "culto de cura"?
Exemplificando, a língua inglesa chama de "meeting" e de "service" o que chamamos de "culto". "Cult" possui o sentido de seita ou de cultura. 
A palavra evangelho, "Goodnews"! Boas Novas!
Que coisa, não? Até a nossa própria língua está deturpando o sentido das coisas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário