Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Alfa e o Ômega

Do nosso primeiro encontro com aquele que amamos e que descobrimos que nos ama muito além do jamais poderíamos imaginar, saímos como se houvéramos sido arrebatados: nos apaixonamos...
Entretanto, com o passar do tempo, vamos nos acostumando com sua companhia até que nos esqueçamos de que foi ele que nos tirou do lamaçal profundo e movediço e que nos colocou assentado entre os príncipes.
Em nós, cria-se a casca da indiferença e, com uma linguagem tribal, que nos é peculiar, tal como aquela que nos deixa parecidos com a massa  individualista e superficial do "oh glória" ou "da paz do Senhor", entramos na mesmice comunitária.
Deixamos de vibrar com a simplicidade com a qual extasiávamos ao pronunciar a palavra salvação.
A cruz passa ao corriqueiro para nos deixar passivos e mornos, surdos e cegos, ao ponto de provocar indigestão no próximo carente de socorro.
Preocupados com a forma, agora, nosso ídolo, soterramos o conteúdo febril e moribundo, antes a razão de nossa existência e felicidade.
Nós o abandonamos pela rotina dominical conveniente. Nossas orações, de tão frias que se fazem, mais se parecem com os discursos retóricos dos políticos nos palanques.
Enterramos nossa vida nas atividades fúteis e do benefício próprio em detrimento da necessidade do nosso próximo que é a razão da existência da pregação, aquele que deveríamos visitar, dar de comer, dar de beber, soltar, vestir e receber. Aquele pelo qual nos apaixonamos lá no início, pois ele é o necessitado por quem passamos de largo como sacerdotes ou levitas.
Porém, ele continuará clamando à beira do caminho para que nos voltemos ao nosso primeiro e último: AMOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário