Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

terça-feira, 15 de março de 2011

O BOM NOME VALE MAIS DO QUE MUITAS RIQUEZAS

O TRIPLO FILTRO
 Na antiga Grécia, Sócrates tornou-se famoso pela sua sabedoria e pelo grande respeito que manifestava por todos. Um dia, veio ao encontro do filósofo um homem, seu conhecido, que lhe disse:
- Sabes o que me disseram de um teu amigo?
- Espera um pouco - respondeu Sócrates. Antes de me disseres alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.
- Triplo filtro?
- Isso mesmo - continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo, pode ser um boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro.
O primeiro filtro é a verdade. Estás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade?
- Não! Disse o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e ...
- Bem! - disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso.
Agora, deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo, é uma coisa boa?
- Não. Pelo contrário...
- Então, queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo?
- Não. De verdade, não...
- Bem - concluiu Sócrates. Se o que me queres dizer pode nem sequer ser verdadeiro, nem bom e nem me é útil, para que é que o queria saber?
Usa este triplo filtro cada vez que ouvires comentários sobre algum dos teus amigos, especialmente os mais próximos e mais queridos...

O TRAVESSEIRO DE PENAS
O discípulo aproximou-se do Mestre, com um olhar cabisbaixo, hesitante e, quase sussurrando, perguntou:
- Mestre, porque a fofoca é mal vista, mas, ao mesmo tempo, nos é quase impossível evitá-la?
O Mestre ponderou sobre o assunto por alguns segundos, olhou para o discípulo e disse:
- Amanhã, logo após o aparecimento do sol e tuas orações matutinas, pegue o teu travesseiro de penas, uma tesoura e suba a montanha. Então, quando estiveres no topo da montanha, pegue a tesoura e corte a capa que forma o teu travesseiro.
Assim sendo, no outro dia, depois das abluções e orações matinais, o discípulo saiu em direção ao cume da montanha e, ao chegar ao seu destino, por um gratificante momento, apreciou a beleza da paisagem que se estendia no horizonte, então, após um contemplativo período, pegou o seu travesseiro, a tesoura e fez um largo corte em sua capa.
No instante em que o discípulo cortava o travesseiro, o vento constante que soprava no cimo da montanha, dispersou as penas por várias partes que, como folhas secas ao cair da árvore, espalhavam-se pelo terreno enquanto outras voavam livremente pelo ar.
O discípulo ficou entristecido pelo acontecimento e, com o travesseiro quase que totalmente desfeito, desceu a montanha para conversar com o Mestre. Ao ver o Mestre, foi com ele falar.
- Mestre, fiz o que você me disse e, como consequência, fiquei sem meu travesseiro. Porque você me sugeriu este exercício?
O Mestre, então, serenamente contestou a pergunta.
- Ontem você me perguntou sobre a fofoca. Pois bem, acredito que quando você cortou a capa do vosso travesseiro, o vento levou a maioria das penas que estavam em seu conteúdo, verdade?
- Sim. Consentiu o discípulo.
- Então, agora, regresse à montanha e recolha todas as penas que foram lançadas pelo vento, disse o Mestre.
- Mas isto é uma tarefa impossível Mestre, pois algumas penas voaram até o vale, contestou o discípulo.
- Sim, é verdade meu estimado discípulo, seria uma atividade trabalhosa, ou quase impossível, resgatar todas as penas que saíram voando com o vento. Similarmente, acontece com a fofoca, pois quando uma pessoa faz intrigas sobre a vida de outro indivíduo é quase impossível controlar as consequências de tal ato, assim como regressar ao ponto onde a intriga poderia ser totalmente anulada.
Dessa maneira, toda a pessoa consciente, humana e benevolente, evita realizar atos cujas causas são inverdades e cujos resultados são situações desagradáveis, nefastas e, possivelmente, incontroláveis. (Tadany)

Quem já teve a reputação denegrida entende muito bem essa fábula e quem já denegriu a imagem de alguém, se a ler, que se arrependa rápido, antes que o estrago seja irreparável.
Só existe uma razão plausível para que uma pessoa manche o nome de outra:  
A INVEJA!

4 comentários:

  1. Só quem já sofreu pela falta de caridade de irmãos que não usam o triplo filtro está realmente convicto de que precisa usar sempre esse abençoado recurso!

    ResponderExcluir
  2. Em qualquer das situações é uma experiência dolorosa. Nada como o uso dos filtros para evitar tais situações.
    Abraços Cidoca,
    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Cidoquinha,
    mto bom! Que Deus te abençoe! beijos

    ResponderExcluir
  4. Não tinha visto este post, que bom que postou novamente.
    Muito verdade e muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir