Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mestres e discípulos

O que é mais difícil, ensinar um assunto ou ensinar a refletir sobre o assunto e seus múltiplos aspectos?
Sermos meros espectadores enquanto um mestre nos fala ou sermos questionadores, sermos seres pensantes?
Ambos são difíceis.
Tanto ensinar, quanto aprender.
Como mestres, devemos ter bastante cuidado para não nos tornarmos manipuladores e distantes dos nossos discípulos, achando que sabemos tudo.
Como aprendizes, devemos ter cuidado para não nos tornarmos passivos e corrermos o risco da total dependência de nossos mestres.
Se formos aprendizes passivos, seremos manipulados. Se formos questionadores, seremos perseguidos. Como chegar ao equilíbrio? Mansos e críticos ao mesmo tempo.
Se formos mestres autoritários, seremos manipuladores. Se formos mestres inspiradores e que desafiam, correremos o risco do descaso e da indisciplina.
No decorrer de nossas vidas seremos ora aprendizes ora mestres.
Cabe a nós, todo o tempo, buscarmos o equilíbrio.
Como?
Aprendendo com o mestre dos mestres e com o servo dos servos que nos enviou como ovelhas no meio de lobos (como mestres e como aprendizes), portanto sejamos prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

2 comentários:

  1. Bom dia!!!
    Realmente é em cima de muita oração, que poremos ter equilíbrio...
    Beijos
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. Olá! Acredito que está na busca constante da íntima comunhão com o Espírito Santo o caminho para alcançar esse equilíbrio. Abs.

    ResponderExcluir