Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

sábado, 26 de março de 2011

Introdução do livro O Deus Pródigo de Timothy Keller

 Indicado por um amigo. Excelente leitura!


este pequeno livro pretende fazer uma exposição dos princípios básicos da mensagem crista, o evangelho. Ele pode, assim, servir como introdução à fé cristã para aqueles que não estão familiarizados com tais ensinamentos ou que deles se tenham desviado por algum tempo.
Não obstante, este volume não se destina apenas àqueles que buscam. Muitos cristãos de lon­ga data acreditam conhecer de forma razoável os fundamentos da fé cristã e acham que não precisam de uma cartilha. Ainda assim, um dos sinais que evi­denciam a falta de compreensão da natureza única e radical do evangelho é o sentimento de jã conhecê-lo. Por vezes, membros antigos da igreja de longa data se vêem tão roçados e tão revirados por uma nova compreensão da mensagem cristã que afirmam terem sido, essencialmente, "reconvertidos". Esttí li­vro, portanto, foi estrito tanto para curiosos alheios quanto para iniciados na íe, tanto para os que Jesus chama "irmãos mais novos" quanto para os chamados “irmãos mais velhos” da famosa parábola do Filho Pródigo.
Recorro a essa conhecida história, encontra­da no décimo quinto capítulo do evangelho de São Lucas, para chegar ao cerne da fé crista. O enredo e o dramatis personae da parábola são demasiado simples.
Havia um pai e seus dois filhos, O mais novo reclamasua parte da herança, recebe-a e, de imediato, parte para uma terra distante onde gasta toda a soma com prazeres frívolos e sensuais. Penitente, retorna para casa e, para sua surpresa, é recebido de braços abertospor seu pai.Tal recepção causa grande indisposição e ira no irmão mais velho. A história se encerra com o pai apelando para que o primogênito se junte às boas-vindas e ao perdão para com seu irmão mais novo.
À primeira vista, a narrativa não é tão emo­cionante. Creio, no entanto, que se os ensinamentos de Jesus fossem tomparados a um lago, essa famosa Parábola do filho pródigo seria um dos pontos de maior clareia do lago, onde se pode enxergar roda a sua extensão até o leito. Muitos estudos excelentes já foram produzidos em relação a esse texto bíblico ao longo dos anos, mas a essência da compreensão que
dele tive proveio de um sermão que ouvi, há mais de trinta anos, feito pelo Dr, Edmund P. Clowney. Ouvir tal sermão mudou a maneira com que eu compreen­dia o Cristianismo. Ao longo dos anos, muitas foram as vezes em que me voltei para a parábola cm busca de orientação e aconselhamento. Já vi mais pessoas se sentirem encorajadas, iluminadas e amparadas por essa passagem, quando expliquei a ela seu verdadeiro significado, do que com qualquer outro texto. Certa vez, estava em viagem e preguei esse sermão, bem como alguns outros, com a ajuda de um intérprete. Algum tempo depois, o tradutor escreveu para me contar que, conforme traduzia o sermão, percebia que a parábola era como uma flecha apontada para seu próprio coração. Depois de um período de dú­vidas, o sermão acabou por levá-lo à fé em Cristo. Muitas outras pessoas já me disseram que, ao real­mente compreender esse relato de Jesus, conseguiram recuperar a fé, o casamento e, por vezes, literalmente, suas próprias vidas foram salvas.
Os primeiros cinco capítulos serão dedicados a desvendar o sentido básico da parábola. No sexto capítulo, demonstrarei como a história nos ajuda a compreender a Bíblia como um todo; e o capitulo 7 tratará de como esse ensinamento se aplica ao modo com que vivemos no mundo.
Não usarei o nome mais comum dessa his­toria — a Parábola do filho pródigo. Não é correio enfocar apenas um dos filhos da história. Nem. mes­mo Jesus a chama "Parábola ao filho pródigo"; ele começa dizendo que "um homem tinha dois filhos". A narrativa trará tanto do irmão mais velho quanto do mais novo, assim como também o faz em relação jo pai e aos dois filhos. Além do mais, o que Jesus fala acerca do filho mais velho é uma das mensagens mais importantes que a Bíblia nos fornece. Desse modo, j parábola talvez fosse melhor intitulada "Os dois filhos perdidos",
O termo “pródigo” não significa “rebelde”, mas, de acordo com o Dicionário Merriam-Webs­ter, perdulário inconsequente. Significa gastar até não sobrar nada. Desse modo, o termo é apropriado para descrever tanto o pai quanto o filho mais novo da história. As boas-vindas do pai ao filho penitente foi,
de fato, negligente, uma vez que ele se recusava a "reconhecer" ou a apontar os pecados do filho, ou mesmo a exigir uma reparação. Tal reação ofendeu o filho mais velho e muito provavelmente a comu­nidade local. Mas é do Pai celestial que Jesus trata na história, São Paulo escreve: "Deus em Cristo reconciliava-se com o mundo, não imputando aos homens transgressões" (2 Corímios 5:19 American Standard Version — tradução livre). Jesus assim nos mostra o Deus de Abundância, que nada mais é que pródigo eni relação a nós, seus filhos. A graça inconsequente de Deus é nossa maior esperança, uma experiência renovadora e o tema deste livro.




KELLER, Timothy. O Deus pródigo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2010. pp.11 a15

2 comentários:

  1. Cidoquinha, obrigada por ter me emprestado! Eu achei ótimo!!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Graça inconsequente de Deus? Estou precisando experimentar isso!

    ResponderExcluir