Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quinta-feira, 3 de março de 2011

A (in)consciência da pós-modernidade

         O modernismo é, agora, considerado como um modo de pensar do passado. A cosmovisão dominante, tanto no círculo secular quanto no acadêmico, atualmente é chamada de pós-modernismo.
            Os pós-modernistas têm repudiado a confiança absoluta dos modernistas na ciência como único caminho para a verdade. Na realidade, os pós-modernistas perderam completamente o interesse pela “verdade”, insistindo que não existe tal coisa como: verdade absoluta ou universal. Ao contrário do modernismo, que estava, ainda, preocupado com a possibilidade de convicções básicas, crenças e ideologias serem, objetivamente, verdadeiras ou falsas, o pós-modernismo simplesmente nega que qualquer verdade possa ser, objetivamente, conhecida.
            Para o pós-modernista, a realidade é o que o indivíduo imagina que seja. Isso significa que o que é “verdadeiro” é determinado subjetivamente por cada um, e não existe tal coisa como a chamada verdade objetiva, com autoridade que governa ou se aplica universalmente a toda humanidade. 
Em outras palavras, o pós-modernismo começa com uma pressuposição que é irreconciliável com a verdade objetiva, divinamente revelada nas Escrituras. Da mesma forma que o modernismo, o pós-modernismo é fundamental e diametralmente oposto ao evangelho de Jesus Cristo.
O absoluto, a verdade absoluta, a Lei de Deus, ficou minimizada e relativizada à ótica humana. Os mandamentos de Deus passaram a ser mandamentos sociais e culturais. Tudo passou a depender do ponto de vista de cada um, indivíduo, sociedade ou cultura. Tudo é certo porque é relativo, dependendo do contexto a que se está inserido. Apesar da ideia da globalização, só se enxerga e se discute, analisando os fatos em termos de momento histórico socio-culturamente  relativizado e, não mais, balizando na Palavra de Deus, verdade absoluta, como lâmpada e luz para os caminhos.
O homem passou a viver isolado, os relacionamentos tornaram-se cada vez mais destruídos, deixando um rastro de depressão e de síndromes. Tornou-se individualista, egoísta e egocêntrico. Busca, somente, seus próprios interesses. Deus se tornou o objeto de seu uso pessoal para satisfazer seus desejos, para ter bens, prosperar e ser feliz.

2 comentários:

  1. Sidoaka, demais o seu texto! Eu gostei muito! beijos, Cris

    ResponderExcluir
  2. A pós modernidade já desmoralizou muitos dos sólidos fundamentos que sustetavem a sociedade. Para nós cristãos, só resta ter a certeza de que o nosso ainda está em pé.
    Ainda bem que Jesus é e será o mesmo sempre, o único que não pode ser destruído!

    Gostei do texto Sogronis !
    Já pode contribuir com meu TCC =)

    ResponderExcluir