Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

domingo, 27 de março de 2011

Como Deus é paciente!

É curioso como é grande a capacidade do ser humano de julgar segundo seus conceitos, adquiridos na família ou culturalmente ou, mesmo, pela aparência. Nem buscam saber se é correto pensar desta ou daquela maneira segundo os padrões de Deus.
É claro que me incluo nesta crítica, porém busco transformação, adquirir uma mente renovada para cultuar racionalmente (sem silogismos ou positivismos, muito menos iconoclastas ou relativistas) a Deus.
O ser humano deduz, defende a tese e logo conclui. Não passa pelo seu raciocínio, se cristão (na acepção da palavra), que deve consultar o Espírito Santo (conselheiro, paráclito e inteligência divina) para ver se Ele concorda. Prefere recorrer à filosofia, à teologia, ao folclore, ao Cânon, à ortodoxia, a este ou àquele movimento filosófico ou teológico, provocando discussões homéricas a respeito do mito, mistificando ou racionalizando.
Dizendo-se parente dos primatas (pobres criaturas: os macacos não merecem!), prefere fazer parte do reino Animalia ou Metazoa que é composto por seres vivos pluricelulares, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos com capacidade de responder ao ambiente que os envolve, em outras palavras, pelos animais; do que fazerem parte do Reino pregado por Jesus.
Tudo isso para dizer que o cristão julga. E como julga! Não seria mais fácil conversar com o Pai na viração do dia, já que tudo foi reconciliado, ou com o próximo no caso de uma fofoca?
Não! Ele gosta de complicar, de mostrar que já é independente e de que sabe cuidar de si mesmo. Incrível não? Pois é. Platonicamente, defendendo Schopenhauer e Nietzsche, matou e esqueceu de entrerrar a divindade (sentiu o cheiro?); ou Sartre, que diz que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência?! Bonito não? Isso sem mencionar os filósofos contemporâneos (cada um no seu quadrado)...
Ridiculamente deprimente, o homem pensa que sabe pensar. Grandes pensadores!

Analogamente...
Outro dia uma pessoa me disse que me excluiu da vida dela porque pensou que o outro falou que fulano disse que beltrano confirmou que eu era religiosa e brava e que eu poderia reprendê-la por ela não ir mais a igreja  já que estava namorando uma pessoa de outra religião (???? e?).
Interessante... ela nem mesmo me perguntou o que eu pensava a respeito de nada e, depois de conviver comigo uns dois ou três anos , desapareceu sem explicação porque pensou o que ela achava que eu pensaria!? Sabendo ela que, eu não frequento  igreja alguma e, que questiono o modelo atual, de repente, aparece e me conta isso? Raciocine comigo,  filosofia à parte, eu mereço!

Como Deus é paciente com os homens!

Um comentário:

  1. Verdade Cidoca, Deus é muito paciente mesmo. Peço a Ele que me dê sempre mais um pouquinho dela. Como disse o Ulisses, às vezes Ele nos dá como alimento o "Pão da Paciência".
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir