Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

terça-feira, 1 de março de 2011

Sobre o eu...6a parte

2) A vida que agora vivo, vivo pela Fé
        Só a cruz não resolve todo o problema. Ela opera em nós pondo o velho homem no lugar, nos quebrantando, partindo através da humilhação e do sofrimento a dura casca do homem exterior para que a verdadeira vida depositada no nosso interior possa fluir para fora.
        A vida cristã não consiste apenas em termos o padrão moral de Jesus, pois Ele não era apenas um homem moralmente correto. Também não consiste apenas em tentarmos obedecer tudo que Ele mandou fazer, porque ela não é por obras. Muito menos em termos os dons espirituais fluindo e operando em nós, pois ser usado por Deus não significa ser aprovado por Deus.
        A vida cristã genuína é Cristo, exaltado e glorificado com toda sua graça e virtude vivendo sem impedimentos dentro nós!
Cl.3:4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
        Essa vida abundante e poderosa que está em nós só pode ser ativada pela fé. Após a cruz quebrar nosso homem exterior, fazendo-o cessar de suas atividades, é aberto um livre caminho para que a vida de Cristo em você se manifeste, e esse manifestar ocorre pela fé.
        Podemos nos comparar a um coco, com sua dura casca exterior e dentro a água. A cruz quebra o coco e a fé faz a água jorrar para fora.
        Jesus disse : “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. (Jo7:38)
        O rio de água viva flui de dentro de você pela Fé.
        A FÉ transforma em experiência o fato espiritual.
Hb. 11:6
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
        A palavra grega aqui traduzida por certeza (ou firme fundamento) é hypostasis em seu sentido original traz o conceito de substância ou substrato. E a palavra traduzida como prova é pragmatos que significa experiência prática.
        Assim, a fé é a substância daquilo que esperamos. Ela transforma em experiência prática em nossas vidas os fatos espirituais invisíveis.
        Todos os fatos espirituais que o Senhor realizou por nós tornam-se realidade pessoal pela fé. Por exemplo:
-        Cristo morreu para salvar a todos. Mas todas as pessoas são salvas? Não. Só aqueles que depositam fé neste fato.
-        O batismo. Uma pessoa pode descer as águas como qualquer outra, mas se não houver fé ela não é unida a Cristo.
        Observemos também o seguinte texto:
Ef. 3:17 “para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé...”
        Que Cristo habita em nós é um fato. Mas a experiência real desta habitação só será possível mediante a fé. É assim que Sua vida em nós se manifesta.
        É maravilhoso! Todos os fatos que Cristo realizou podem ser experimentados e provados por nós em um minuto pela FÈ!!
        Você pode passar o resto de sua vida tentando viver conforme o padrão de Deus. Ou então pode crer e ver a glória de Deus.
-            Não tente ser manso. CREIA que o manso e humilde cordeiro de Deus habita em você e se manifesta em você. Ele é sua mansidão.
-            Não tente ser santo. CREIA que Aquele que não cometeu pecado nem na Sua boca se achou engano habita em você. Ele é sua santidade.
-            Não tente amar como Jesus. Deixe Jesus amar em você.
Lembre-se que:
-            Fé não é esperança, mas é a certeza da esperança. É a própria substância da esperança. Não espere que Cristo viva em você , creia que ele vive.
-            Fé não é sentimento, ninguém sente fé.
-            Sua fé será provada, testada para que seja fortalecida. (1Pe1:7)
-            O justo vive da fé (Rm1:17)
2Co. 5:14-17 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
continua...

Um comentário:

  1. Muito bom Cidoca. Aprendi sobre o tentar ser e crer. Oro para que Hb 4,12-13 se cumpra na minha através dessa verdade.
    Que a Palavra do Senhor continue sendo revelada a você.
    Abraços,
    Rosana.

    ResponderExcluir