Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

domingo, 1 de dezembro de 2013

Onde estiver a gratidão, ali também, estará o amor!

Aproveitando o dia de ação de graças que aconteceu na última quinta-feira de novembro...
A ingratidão parece ser um defeito, melhor dizendo, um pecado do ser humano, da humanidade.
Ela se confunde, muitas vezes, com a obrigação de que outros mais favorecidos (que não são entendidos como pessoas boas de coração, mas como arrogantes pelos que recebem os favores) têm para com os necessitados ou  "menos favorecidos".
Parece obrigação ajudar ou suprir a falta de algum bem ou pagar uma dívida. Não é, é despreendoimento.
Não quero dizer que não me porto com ingratidão, porém aqui estou como espectadora numa descrição narrativa a respeito da ingratidão.
A ingratidão usa várias vestimentas. Ela pode vir vestida de maledicência ou de calúnia e, assim, posso dar-lhe o nome de inveja.
Outras vezes, ela vem vestida de argumentos lícitos, contudo vazios de sentido, tais como: - Eu tenho de pensar na minha carreira! Assim, dou-lhe o nome de egoísmo disfarçado.
Podemos dar todos os nossos bens e até o nosso próprio corpo para ser queimado ou crucificado, entretanto, se aquele que recebe, não possuir amor, de nada vale. Tornar-se-á, em maldição, a ajuda. Dar e receber implica amor de ambas as partes, de outra forma é assistencialismo barato ou, até mesmo, ofensa.
Podemos dar nossa casa, carro, emprego, amizade, companheirismo. Podemos dar nossa cama para que o outro durma, mas de nada vale, se existe a ingratidão, porque o outro recebe como obrigação.
Outra vestimenta da ingratidão é a aparência de piedade. Aquela das pessoas que sobem nos púlpitos e nos altares para pregar o que não vivem e pedirem dinheiro em nome do Evangelho de Jesus Cristo. Aquela das pessoas que se colocam acima do bem e do mal, quando recebem um título eclesiástico. Nesse caso, dou o nome de legalismo ou de religiosodade.
Pessoas ingratas trocam de amigos a toda hora, dependendo da ocasião; elas são pessoas oportunistas. Cada hora estão com alguém. Abandonam quem as ajudou em troca de fama e de sucesso.
Cristo disse que se fizermos qualquer coisa a alguém necessitado, é a Ele que fazemos, portanto Ele está no próximo necessitado, mas será que Ele está em quem dá ou doa?
Como podemos mostrar que somos gratos pela salvação vicária de Cristo?
Ele nos ensinou e é servindo uns aos outros, entretanto, se não conseguirmos ser gratos aos que nos ajudaram no pouco, como poderemos entender o sacrifício de Cristo, sendo nossa gratidão completa? Se é tão difícil entender um coração solidário e misericordioso do próximo, como poderemos entender a misericórdia de Deus e seu grande amor, fazendo-se homem?
Quando servimos e repartimos, mostramos gratidão.
Seria óbvio, sermos gratos, porque quem serve, também é Cristo. O que dá e o que recebe são Cristo, para que a gratidão seja completa.
A ingratidão, também, possui sabor, tem o sabor da traição. Amigos ingratos, traem, tornam-se inimigos, por isso, a ingratidão é a grande incoerência do que se diz cristão, deveria ser o antônimo da palavra amor.
Pessoas ingratas são mesquinhas. O mundo está repleto delas. O que diremos, pois, dos "cristãos"mesquinhos? Cristãos ingratos não se alegram com a prosperidade do outro. A igreja está repleta deles.
Pessoas gratas são raras... será que elas existem?

Um comentário:

  1. Quem pensa que só porque alguém tem uma condição melhor, tem a obrigação de ajudar, jamais será grato, porque já parte de uma premissa de isenção de qualquer gratidão. Nesse caso, como você usou uma frase muito verdadeira: "Tornar-se-á, em maldição, a ajuda". E é necessário ser seletivo para não patrocinar a injustiça. Acho que o egoísmo é a raiz de todos pecados. Quem não consegue ser grato, é egoísta. Mas existe um ponto a ponderar: pra algumas pessoas, é uma questão de honra e autonomia poder conquistar as coisas por si próprio, sem ajuda dos outros. Não é arrogância, é independência, liberdade. Há os que também sentem-se constrangidos em pedir ajuda, e estes são os que mais precisam dela...

    ResponderExcluir