Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

sábado, 9 de julho de 2011

O CAPITALISMO ECLESIÁSTICO OCIDENTAL

O capitalismo moderno é, essencialmente, desprovido de fé, porque não precisa da crença para funcionar.
Não importa se você acredita em algo, desde que não interfira no direito do outro de acreditar no que quiser. Isso se chama liberalismo, uma ideia muito digna.
O problema, hoje, é que o Oriente, que não tem problema nenhum de fé, muito pelo contrário, confronta o Ocidente no que ele tem de mais fraco: a capacidade de acreditar em alguma coisa.
O mundo, hoje, se divide, dialeticamente, entre pessoas que acreditam demais e pessoas que acreditam de menos.
Terry Eagleton – filósofo inglês e crítico literário

Se o povo ocidental, que se diz cristão, possuísse fé - sem armas, mas com todo o amor que diz ter por Deus e por sua Palavra - já teria convertido toda a Terra. 
Numa das mãos, a Bíblia e, na outra, o microfone: o amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males, também,  dentro da instituição eclesiástica, cresceu assustadoramente e o amor pelos perdidos esfriou calamitosamente. 
Ao contrário dos orientais, os pregadores capitalistas, teriam muita dificuldade de  se vestir de bombas, ou melhor, de dar a vida em resgate de muitos.

Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. Em vão me prestam culto, pois o que ensinam são mandamentos humanos.” (Is. 29:13). 

Um comentário:

  1. Juntando o dinheiro que é a raiz de todos os males com o egoísmo que permite tudo o que prescinde negar os interesses pessoais, resulta no liberalismo que vivemos no ocidente! Cris

    ResponderExcluir