Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A Pedagogia Segundo os Gregos


A PEDAGOGIA SEGUNDO OS GREGOS

A busca da sabedoria levou os gregos à discussão do que, verdadeiramente, significa a busca pelo conhecimento, pela virtude e pela liberdade.

Existem cinco exigências básicas da “Paideia” ou pedagogia ideal grega, além de outras.
O que seria a pedagogia para os gregos então?

1- Aquisição das artes mecânicas – produzir coisas aprendidas (material para consumo) com os mais velhos;
2- Empatia - “Filia” (amizade ou amor) – hierarquia dos afetos. Os pais são os primeiros professores, colocar-se no lugar do outro;
3- Gramática - ouvir e apreender a língua e sua estrutura, suas formas linguísticas para a comunicação, o horizonte fonêmico com seus signos e significados;
4- Matemática- aritmética e geometria, quantificação de objetos;
5- Retórica - capacidade de relacionar a gramática com a imaginação – musicalização, entonação dos discursos, arte técnica para determinar o sentido.

Quanto maior a aquisição da “paideia” (desses cinco conceitos) mais livre se é, já que a se intensifica a capacidade de usar a razão, ou seja, a consciência racional de seus atos que são avaliados segundo um padrão do que é verdadeiro, bom e belo.
Os absolutos gerados pela “paideia” ou pedagogia (no seu verdadeiro sentido), adquiridos por meio da aquisição dos cinco tópicos são: a verdade, a beleza e a virtude que, por consequência levam o indivíduo à integridade moral, ou seja, a possuir a plena capacidade de ser sempre o mesmo onde quer que esteja.
A Pedagogia potencializa a alma para a inteligência e razão (Noia ou Nous ou Noitikos) que levam o homem ao bem, à verdade e à beleza. Potencializando, dessa forma, a tomar decisão sobre si mesmo com consciência - Isso é liberdade!  
Consciência racional (Noia ou Nous) é a capacidade de julgar conforme o bem, a verdade e o belo, é a operação que destina o homem para verdade, para o bem e para o belo.
A busca do bem, da verdade e da beleza Absolutos e não no pensamento relativista moderno, em que tudo dependa do contexto.
A Razão é a operação do intelecto. Portanto, a “paideia” ou pedagogia é o estímulo do intelecto pela razão, pela vontade e pela memória.

Quanto maior a “paideia” (busca do bem, da verdade e do belo) maior a capacidade de apreender, para que a vida possua unidade e seja integral – O estímulo da consciência para se atingir a virtude e a integralidade – o nome disso é Areté (virtude conseguida pelo estímulo do intelecto, cujo fruto são a temperança e a força, isto é,  Prudência (a virtude intelectual da razão prática!)
A prudência é a soma de todas as virtudes e só se consegue pela pedagogia.
Pedagogia é, portanto, capacitar alguém para a liberdade. A educação é o pressuposto para a liberdade e para a pluralidade de pensamentos com o objetivo de se atingir a virtude e a integralidade!

RESUMINDO:  NOITIKOS/ARETÉ, ATRELADOS, REPRESENTAM A PEDAGOGIA  E, POR MEIO DELA, O HOMEM  PRODUZ, AMA O PRÓXIMO, SABE SE COMUNICAR, SABE QUANTIFICAR E É CRIATIVO!




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