Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Um pouco sobre meu projeto de vida após os 50

Sou Cidoca Tomazelli Sabará,  fundadora do Inape e do Areté. Trabalhando desde os 20 anos com crianças e como voluntária, mestre em letras e, após ter me aposentado,  resolvi que continuaria na área de educação, abrindo uma instituição de apoio ao ensino, com o objetivo de atuar com famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de atendimentos a crianças com transtornos de aprendizagem ou deficiência intelectual.
Estudei numa escola Montessoriana e isso me ajuda muito nesse projeto. Fui preparada,  para para que ela possa, participar do todo.
Tudo o que fiz na vida, foi essencial, para me fazer amar, tão intensamente, crianças com transtornos de aprendizagem. É maravilhoso poder fazer parte da vida de crianças especiais. Que bom que fui nessa direção. Que bom que deu tempo. Teve de haver um turbilhão na minha vida, a fim de que eu cumprisse minha vocação. Sinto-me realizada: filhos encaminhados, produtivos e diferenciados, fazendo a diferença no mundo. Um marido compreensivo, amoroso, atencioso e incentivador e, a realização de um sonho, ser abraçada e amada por crianças tão ingênuas que comovem meu coração. Isso tem renovado minhas forças diariamente, talvez tenha encontrado o elixir da juventude.
 Por essa causa, aprimorei meus conhecimentos, fazendo vários cursos desde psicopedagogia até gestão do terceiro setor. E não paro de estudar, pois a necessidade de compreender cada transtorno é essencial, para que a intervenção seja ampla e eficaz.
O objetivo do INAPE, por meio de seus três projetos é o de 
- quantificar e qualificar as alterações detalharas das funções cognitivas, com a finalidade de diagnosticar ou detectar os sintomas dos transtornos 
- Investigar a natureza e o grau das alterações cognitivas e comportamentais 
- Monitorar a evolução das intervenções multidisciplinares 
- Planejar programas de reabilitação voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e da vida diária 
- Avaliar, por meio de entrevistas (anamnese), testes neuropsicológicos ou de aprendizagem, que sejam quantitativos e qualificativos das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio) e executivas (são um conjunto de habilidades necessárias para o controle e a auto-regulamentação da conduta. As funções executivas permitem, estabelecer, manter, supervisar, corrigir e realizar um plano de ação. Esse conjunto de funções faz parte de nossas vidas cotidianas e nos ajudam a realizar atividades diárias com sucesso e eficácia. 
Função das intervenções realizadas no INAPE por meio de seus projetos 
- contribuir para o raciocínio, com base nas hipóteses diagnósticas, possibilitando a identificação de maneira pormenorizada, pela atuação multidisciplinar, o tipo e a extensão da alteração cognitiva, enfatizando as funções cognitivas preservadas e comprometidas, a presença de alterações do comportamento e do humor, assim como seu impacto nas atividades de vida diária, Ocupacional, social e pessoal dos atendidos. 
uma vez iniciada a intervenção, todas as ações devem seguir um padrão básico e ininterrupto. Percebida a importância do entendimento em relação às alterações cognitivas do paciente ou aluno, o profissional que procede a anamnese, deve reconhecer as dificuldades de aprendizagem e qual a mais relevante e urgente, para iniciar a intervenção, estimulando a criação de um vínculo entre os paciente/ profissional, a fim de que essa intervenção seja mais efetiva. Criado o vínculo com a criança e com a família, o processo de estimulação para a reabilitação cognitiva tem início, seja ele psicopedagógico (estímulo da leitura e escrita, compreensão de textos e assim por diante); fonoaudiológico (estímulo da fala, correção da fala, estímulo do som das letras, estímulo da relação som e representação do som e assim por diante). Cada profissional em sua área, trabalhando a estimulação e reabilitação cognitiva. 
O processo não pode se interromper, para se garantir os ganhos na aprendizagem. Uma vez que seja interrompido no meio do processo, o paciente poderá regredir, portanto deverá seguir o padrão adotado e não poderá ser interrompido.  
Toda aprendizagem é um processo, assim sendo, não deve ser interrompido por falta de assiduidade ou compromisso do paciente e da família. 
O INAPE, a partir de março de 2017,  iniciou novos projeto, o ARETÉ , com a implementação de oficinas no contraturno escolar com o objetivo de estimular o intelecto por meio atividades lúdicas, incentivando a produção textual e as artes em todas as suas competências e habilidades. 
- Leitura e produção de textos - incentivo à leitura para criação de textos em quadrinhos e para representação teatral;
- Poesia na calçada (escrever com giz colorido no chão e nas paredes) e poesia no varal; 
- Rimas e parlendas; 
- Jornalismo recreativo
- Artes 
- Música e musicoterapia  
-Informática com ênfase na alfabetização e compreensão de leitura para produção de textos de maneira lúdica 
- dança urbana - motricidade e criatividade 
- Judo - disciplina 
- Educação física - trabalhar em equipe e motricidade 
- Línguas e linguagens - apresentação de outras culturas 

Devido à necessidade de conscientização dos transtornos e suas comorbidades, iniciamos o projeto DÁSKALOS que visa à realização de palestras e cursos para pais e professores. 

O novo projeto que está em gestação é o TECHNOS, ensino profissionalizante voltado à inclusão, fechando todo o ciclo, certificando que todos os nossos atendidos saiam com uma profissão com o incentivo às suas competências e habilidades, tornando cada um dos beneficiários dos projetos, cidadãos produtivos. Já imaginaram que sonho???

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