Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma grande lição

A gente sempre fica pensativo depois de visitar um museu.
A visita de hoje ao Imperial War Museum de Londres não só me deixou pensativa como também perplexa.
A intolerância gerada pela soberba e pelo orgulho, misturada com a sede de poder e com a loucura provoca  destruição de nações, de etnias, de gente como eu e você.
Tudo começa pequeno, microscopicamente, com certa intolerância, chamada ora de racismo ora de preconceito.
Pude observar cenas chocantes, ler depoimentos chocantes e ouvir depoimentos mais chocantes ainda...
Guerras e massacres com explicações exuberantes, para não dizer deprimentes. Injustiças premiadas com medalhas. INCOERÊNCIA?
Claro que cheguei à conclusão mais do que óbvia de que somos intolerantes, injustos e incoerentes ao nos autodenominarmos cristãos, se não vivermos como Cristo nos ensinou - que é o humilhar-se a si mesmo, tomando a forma de homem e morrendo na cruz, isto é, humilhando-se mais do que seria possível na plenitude dos tempos.
A grande cristianização matou milhões de pessoas em nome de si mesma e de sua própria conveniência, contradizendo o evangelho das boas novas pregado por Cristo, usando explicações tão convincentes quanto a do diabo ao enganar a humanidade, fazendo a apologia ao fruto daquilo que traria o poder e a sabedoria dos deuses.
A descristianização, carregada de vingança justifica que haja mais mortes em nome de outros deuses tais como dinheiro, poder e religião.
Assim, desde que o primeiro homem se alimentou do bem e do mal, ainda bem, deixou de ser eterno, nada mudou.
E se o evangelho das boas novas continuar sendo distorcido nas bocas dos pregadores "titulados" atuais, estimulando a guerra pela glória de si mesmos, um maior genocídio, um maior crime contra a humanidade, contra a humanização do homem cada dia mais desumano, o espiritual, o que levará o homem ao juízo final, pensando que é evangélico, mas que não passa de um assassino, queimará no inferno junto com os líderes dos massacres que pude observar, visitando o museu da guerra.
Cristo fez a apologia da humildade que, por herança, nos garante a vida eterna. Alimentar-se do fruto da árvore da vida que Ele oferece, para mim, continua sendo, morrer para si mesmo.
Como isso é difícil!!!
Porém, não é impossível, pois basta pedirmos o Espírito Santo, se formos humildes o suficiente para crermos que Ele habita em nós, que nos dá força para perdoar e que nos ensina que o Reino de Deus não é terreno.
Será que conseguiremos aprender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário