Os princípios verdadeiros podem ser bem diferentes dos nossos ...

Os princípios verdadeiros pelos quais devemos viver podem ser bem divergentes dos que cremos, podendo ser sofismas inventados pelos homens: sombras da verdade ou fragmentos dela.
A identidade do homem é construída por meio de certos contextos sociais, culturais e históricos, porém o Eterno está no contexto da humanidade absolutamente. Quando atinamos com isso, passamos da morte para a vida.
Nesta página poderemos refletir e argumentar, para descobrirmos se estamos vivendo a VERDADE, essa que é absoluta e que não depende de quaisquer pontos de vista.







"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."
Cecília Meireles

Vivemos eternamente adquirindo convicções novas e num eterno trabalho de reeducação de nós mesmos.
Mário de Andrade

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sobre o eu... 1a parte

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gl. 2: 20

        Deus quer operar algo muito profundo em nossas vidas.  Algo que realmente coloque no lugar o eixo de nossa vida cristã. Ele não quer restaurar o louvor, a adoração, avivar as reuniões, levantar ministérios ou derramar dons. Ele quer você! Sua vida! Tendo completamente a você, a mim e a nós todos, progressivamente ele fará aquelas demais coisas.
        Antes de entrar no assunto propriamente dito, seria interessante estudar a etimologia da palavra satanás: de origem hebraica, cujo significado é OPOSITOR. Segundo o dicionário etimológico, a origem mais primitiva dessa palavra se refere a um anjo, querubim guardião, que representava o homem diante de Deus. No Livro de Jó, capítulos 1 e 2, temos um exemplo de Satanás como opositor.
        Em grego, a palavra diabo, significa ADVERSÁRIO – 1 Pe. 5:8

        A verdade é que Satanás é aquele que nos acusa diante do Pai de dia e de noite – Ap. 12:10. Só podemos vencê-lo, pela palavra do nosso testemunho diante da morte : morrer e ressuscitar com Cristo!!!
        O diabo começou como um arcanjo num trono, e foi rebaixado a príncipe do poder do ar, comeu pó, tornou-se Belzebu,  Baal, e outros  e no fim acabará num lago de fogo e enxofre. Será atormentado para todo o sempre, conforme está escrito em Ap. 20:10.

        A queda de Satanás está narrada em Isaias 14: 12 a 15 - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

E em Ezequiel 28.11-19,
11. Esta palavra do SENHOR veio a mim:
12. Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o SENHOR: Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.
13. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.
14. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.
15. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.
16. Por
meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.
17. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.
18. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduziu você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.
19. Todas as nações que o conheciam espantaram-se ao vê-lo; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá.

Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. (v.15)
       
        Que maldade é essa?
        Orgulho, independência, querer ser dono de si mesmo e querer ser adorado!
        Além disso, arrebanhou um terço dos anjos com ele e enganou o homem, criado sem maldade (Capítulos 1 e 2 de Gênesis – “e viu Deus que tudo era bom...”). Satanás estava no Éden, pois foi lançado na terra e se tornou o oponente da verdade, é o  Pai da Mentira – Jo. 8:44. A morte entrou no mundo – Satanás é a morte, ele é homicida desde o princípio. Rm. 5:12
        Somente, passando pela morte, Jesus poderia vencê-la – 1 Co. 15:55; Is. 25:7 e 8.
        Fl. 2: 1 a 14 – Por causa da humilhação de Cristo, quando encarnou, e de sua obediência até a morte e morte de cruz (a pior da época), podemos ser resgatados das mãos do oponente.
        Portanto, quem vive para o próprio EU, faz-se como o diabo ou satanás, e quem habita nele é o oponente da verdade – Cristo disse: Mt. 11: 28 e 29; Lc. 14: 26 e 27. Se o EU domina, nós nos tornamos ADVERSÁRIOS de Deus.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário